Prisão de oito independentistas no Gana

A polícia do Gana anunciou na segunda-feira que prenderam oito homens suspeitos de serem separatistas que queriam declarar a região leste de Gana independente sob o nome de “Togolândia Ocidental”.

Os oito homens que, de acordo com a polícia, estão em campanha pela criação de uma nação separada, foram presos no domingo na cidade de Ho, na região leste do Volta, cerca de 150 km a nordeste de Acra. , a capital.

“Aprendemos que o grupo estava se reunindo para finalizar as provisões para declarar essa parte do país independente, que eles querem chamar a Western Togoland”, disse o porta-voz da polícia, David Eklu.

“Nós os encontramos em posse do esboço da Constituição e do hino nacional”.

Segundo a polícia, esses homens, que fazem parte de um grupo conhecido como Homeland Study Group Foundation (HGSF), também montaram uma milícia local.

Este grupo foi formado em 1994 para defender os direitos dos habitantes desta região do leste de Gana.

Em 2017, os líderes do HGSF já haviam sido presos e advertidos a não se envolver em nenhuma atividade contra o Estado central.

O porta-voz do grupo, George Nyakpo, condenou as prisões. “Nós somos pacifistas, não devemos ser confundidos com problemáticos”.

A região do rio Volta é habitada por muitos grupos étnicos, e sua história recente foi moldada por três potências coloniais.

A Grã-Bretanha ocupou a maior parte do que constitui Gana, e a Alemanha manteve o atual Togo localizado no leste. Mas após a derrota da Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial, a Grã-Bretanha e a França compartilharam as possessões alemãs.

A França colonizou o atual Togo e os britânicos a parte ocidental, que foi englobada no Gana.


Fonte: AFP, via africanews

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.