
Os Serviços Penitenciários, afectos ao Ministério do Interior (Minint), confirmaram hoje (quinta-feira), a fuga do narcotraficante Higino Duarte Regalo, também conhecido por “Advogado Pablo”.
De acordo com o porta-voz dos Serviços Penitenciários, Menezes Cassoma, o foragido, que se encontrava a cumprir 10 anos de prisão maior por tráfico internacional de drogas, evadiu-se há oito dias da clínica Girassol, no distrito da Maianga, em Luanda.
O responsável explicou que, por razões de saúde o prisioneiro cumpria a pena no Hospital Prisão de São Paulo, mas por questões de especialidade foi encaminhado para a clinica Girassol a fim de fazer exames complementares.
Conhecido por “Advogado Pablo”, o condenado pertencia a uma associação de malfeitores que traficava cocaína entre o Brasil, Angola e Nigéria, num esquema devidamente idealizado e tarefas bem distribuídas.
Em 2017 foi detido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro com um quilo e 400 gramas de cocaína, dissimulada numa mala proveniente do Brasil.
O prófugo era também acusado dos crimes de burla, falsificação de documentos e abuso de confiança.
O Ministério do Interior tem instaurados inquéritos para apuramento das circunstâncias e responsabilidades da fuga, em Agosto do ano em curso, de quatro presos das cadeias de Viana e Calomboloca.
Fonte: Angola24horas