EX-PRESIDENTE BRASILEIRO LULA DA SILVA DEIXA PRISÃO

Reuters

O juiz ordenou a libertação imediata de Lula da Silva. Neste momento, refere o jornal brasileiro “A Folha de São Paulo”, o ex-Presidente já deixou o edifício da prisão de Curitiba, onde estava detido há 19 meses. A decisão do juiz federal Danilo Pereira Júnior acontece um dia depois de o Supremo Tribunal Federal ter barrado a continuação da detenção.

Assim, com seis votos favoráveis e cinco contra, o tribunal alterou uma decisão de 2016, decretando que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado ( ou seja, quando já terminaram todas as hipóteses de recurso), considerando que a execução provisória ( que era o que acontecia até agora com Lula), viola o princípio da presunção de inocência.

A decisão poderá beneficiar cerca de cinco mil presos, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça. Após esta decisão, o tempo que os presos já cumpriram ser-lhes-á descontado ao período total da pena no caso de eles terem de voltar ao regime fechado após o esgotamento de todos os recursos.

Em Setembro, Lula já tinha cumprido um sexto da pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça no caso triplex. A pena foi reduzida neste tribunal para oito anos, 10 meses e 20 dias de prisão. O antigo Presidente também foi condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. Mas esta condenação foi anulada porque a defesa apresentou as suas considerações finais na mesma altura que os delatores.

Desde que se entregou à polícia em Abril do ano passado, o antigo Presidente brasileiro Lula da Silva conheceu vários reveses , incluindo ver-se impedido de concorrer às eleições presidenciais e perder um irmão e um neto.

Fonte: Expresso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.