O que se esconde com a presença conjunta dos presidentes de (Angola e Portugal) no Vaticano?

POR MBEMBU BUALA

Vim dar-lhe um abraço. Ele está de visita ao Vaticano, eu estou de visita a Itália”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.
Folha8

Os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Angola, João Lourenço, encontraram-se esta segunda-feira em Roma, durante cerca de uma hora, disse o chefe de Estado português à agência Lusa.

“Vim dar-lhe um abraço. Ele está de visita ao Vaticano, eu estou de visita a Itália”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa à Lusa, realçando que hoje se assinala o 44.º aniversário da independência de Angola.

O chefe de Estado português chegou hoje à tarde a Roma, para uma visita de Estado, durante a qual será recebido pelo seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, e pelo primeiro-ministro de Itália, Giuseppe Conte, na terça-feira.

Por sua vez, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, inicia na terça-feira uma visita oficial ao Vaticano, a convite do papa Francisco, com quem irá encontrar-se no mesmo dia.

O encontro entre os dois aconteceu depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter discursado numa receção à comunidade portuguesa em Itália, na residência do embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo, perante cerca de 200 pessoas.

Nesta deslocação a Itália, onde ficará até quarta-feira, o chefe de Estado está acompanhado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, e pelos deputados à Assembleia da República Jorge Lacão, do PS, Adão Silva, do PSD, e Bruno Dias, do PCP.

O Presidente português esteve em Angola em março deste ano, numa visita de Estado dividida entre a capital angolana e as províncias de Benguela e Huíla, depois de ter recebido João Lourenço em Portugal em novembro do ano passado.

Fonte: Lusa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.