
POR MBEMBU BUALA PRESS
DESTACO SEIS (6 ) COMPORTAMENTOS ( INDECOROSOS ) CRIMINOSOS
QUE VAI FAZER SEMPRE PARTE DA FILOSOFIA DE VIDA DO MPLA
1 ) – Nepotismo
2 ) – Corrupção
3 ) – Assalto aos cofres públicos
4 ) – Matança dos seus contra
5 ) – Envenenamento entre eles
6 ) – Batotas eleitorais
Eu conheço suficientemente bem o MPLA, e me sinto autorizado sim, em falar deste partido, associação de amigos, familiares ou gang cada um que os trate como bem entender e quiser.
Ao contrário de muita gente que já só entrou depois da independência de Angola o que é normal para as suas fileiras, eu já la estive ainda antes da independência de Angola.
Explorei o máximo possível de bom e de mau na minha passagem pelo seio dos camaradas.
E hoje posso mesmo dizer que à mim, nenhum deles novo ou velho, esperto ou espertalhão, idiota ou parvalhão me engana.
Felizmente e ainda bem que nunca vivi de fantasias na minha vida.
Fui sempre muito além do alcance da visão dos meus olhos para ter sempre a certeza se tudo que brilhava era na verdade mesmo ouro ou não.
Conheço a ronha, artimanha e todos os truques de bandidagem de grande parte das pessoas do meu tempo em cargos importantes, que é o reflexo daquilo que deu o MPLA dos dias de hoje.
Pois, apesar da distancia e 40 anos fora do país, nunca lhes perdi um único segundo fora do alcance dos meus olhares curiosos.
E acompanhar suas vidas , negócios esquemáticos dentro e fora do país, tem sido para mim, como se estivesse à cumprir uma missão sagrada por ordens de Deus.
Eu monto túneis, desbravo caminhos, movo montanhas, bato portas e janelas para não perder uma única movimentação deles dentro e fora do país.
E olha que ainda não escrevi tudo para não causar arrepios nem provocar curto – circuitos para já, pois é como diz um grande amigo dia não mata dia.
1 ) – Nepotismo, essa pratica dentro do MPLA sempre andou de braços dados com a corrupção.
Por isso, se tornou, se consolidou e se fortificou como um dos pilares desta mesma corrupção.
Que tem morto mais angolanos do que o sida e os assassinatos todos juntos em tempo de paz ,em Angola dizem estudos qualificados alem dos factos falarem por si só mesmo.
Importa explicar aqui em trocados, este tão falado conceito de nepotismo.
Não é nada mais do que a pratica de nomeações das amantes sejam elas as oitavas ou nonas , parentes e outros uma pratica tradicional em Angola.
Para a função publica sem se cumprirem as regras do concurso publico.
Patentes num papel que se chama constituição, mesmo este papel tendo menos valor do que o papel higiénico como é no caso de Angola.
Onde um gang de gatunos trungungueiros estão por cima dela.
E grande maioria dos angolanos estão pisados por baixo das mesmas leis, que por norma num outro país que não se chama Angola todos são iguais perante as mesmas.
2 ) – Corrupção é a tal lei da gasosa moda trazida pelo MPLA que pegou.
Ao ponto tal, que ate mesmo o mais simpático e sensato angolano no país.
Se sente tão mal disposto , envergonhado ao ponto que não dorme bem, se não dar ou receber a gasosa da praxe, tipo o vosso pão de cada dia.
Terei que desenvolver o resto depois para não vos torturar agora com um texto tão longo.
Texto Fernando Vumby
Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça
Foto: MPLA FB