
O povo cabindense carrega uma identidade falsa, onde somos obrigados a escolhar e aceitar o que não é nosso. Quando nascemos somos resistados como Angolanos e sem qualquer chances de defesa carregamos essa falsa identidade ao longo da nossa vida até um dia descobrirmos que não somos o que sempre assumimos, que Cabinda não é Angola que geograficamente estamos separados da Nação Angolana.
Eles manipularam a nossa consciência e manipularam a nossa História nos fazendo acreditar que, de Cabinda ao Cunene somos um só Povo e uma só Nação mesmo eles sabendo que isso nunca foi e nunca será uma verdade. A bandeira e o híno da República de Angola não nos identifica, a Moeda Kwanza não é nossa Moeda infelizmente o Povo de Cabinda tem que assumir essa falsa e vergonhosa identidade de um País onde a corrupção esta na veia dos grandes Governantes e onde a impunidade se faz sentir.
Cabinda jamais será Angola até que nos provem o contrario porque não existem estradas de terra que nos une à Angola somos dois povos extremamente diferentes, a vossa falsidade um dia terá fim a nossa bandeira um dia será içada e todos Cabindenses terão orgulho da sua pátria, e a manipulação de documentos e a falsa história vai acabar por mais que vocês continuem a comprar o nosso silêncio e das grandes Nações a nível Mundial.
Queremos a nossa Independência e assumirmos a nossa identidade, os filhos de Cabinda precisam ter orgulho da sua linda e abençoada terra, queremos levantar a nossa Bandeira e cantaremos o nosso hino da Nação Cabindense.
Texto de Mwana Buala