
As Forças Armadas Angolanas – FAA, convocaram de emergência, na primeira semana do mês em curso, as Autoridades Tradicionais, das aldeias de “Boma – Lubinda, Vite, Cungu – Butuna, comuna de Necuto, no Município do Buco Zau, tendo em conta o desaparecimento massivo de Jovens nas aldeias, supra citadas.
“Segundo a nossa fonte, os oficiais das FAA alegam que estes jovens, estão à juntar-se nas fileiras da FLEC FAC”.
Dona Norina Nsango, mãe de três Jovens e viúva de um Ex. Comando da FLEC – FAC Nhúngama Ndoko, viu o seu filho, por sinal o terceiro e o mais novo, a ser torturado e castigado para revelar, a localização dos irmãos mais velhos, apesar da tortura e maus tratos que foi submetido, o mesmo disse que os seus irmãos deslocaram-se para a cidade de “Tchiowa” à procura de trabalho.
Segundo ainda a nossa fonte, os oficiais das FAA, estabeleceram um prazo “uma espécie de ultimato” para as Autoridades Tradicionais e Religiosas, localizarem estes Jovens, e os fazer presente nas nas unidades militares das suas aldeias, o mais breve possível.
Os oficiais das FAA, afirmam categoricamente que, um dos filhos da Dona Norina, foi visto numa das aldeias da República do Congo Democrático – RDC, nas proximidades da localidade de Kimpesse. Facto que não foi confirmado pelos familiares, concluiu a fonte.
Texto de Ruben Malonda
© 2015-2019 VOC-voice of Cabinda Mbembu Buala
