SERÁ QUE O ACTIVISMO EM CABINDA ESTÁ EM CRISE?

‟Em Cabinda, chegará um momento que o dinheiro que o governo deveria investir para promover o empresariado local, será utilizado para corromper activistasˮ. Segundo o ilustre Mateus Bravo.

Verdade ou não, cabe a sociedade decidir! Mas não deixa de ser elucidativo.

Após, a publicação de Jeovanny Ventura ‟activismo confundido em cabinda – fumo buala recebe dinheiro em troca da manifestação do Iscedˮ, onde o activista em questão veio a terreiro supostamente desmentir os pronunciamentos (03.09.2021) de Geraldo da Costa Divino, vulgo Fumo Buala ‟que dava conta duma tentativa de Corrompimento do Regime do MPLA para que fique fora de todas as manifestações em Cabinda, sendo que na quarta-feira, a mando do Governador Marcos Alexandre Nhunga, lhe foi feito uma Visita em sua residência, um senhor identificado supostamente por Pedro Zau, que trazia em sua posse um valor monetário equivalente a 200.000,00Kzs (Duzentos Mil Kwanzas) e com propostas de uma Casa no Condomínio 4 de Abril e uma viaturaˮ.

Para Jeovanny Ventura e demais activistas asseguram que os pronunciamentos de Divino estão completas de inverdades, tendo em conta que ‟Após o mesmo tornar a público esta informação, os Activistas em Cabinda entraram em busca da verdade, tendo sido descoberto que o valor de Duzentos Mil Kwanzas em causa, lhe foi entregue por uma individualidade ligada ao ISCED-CABINDA para fazer chegar aos demais activistas afim de evitar as próximas manifestações dos Candidatos não selecionados naquela Instituição por força de um Decreto Presidencial que exclui os Candidatos com médias abaixo de 14ˮ. Para sustentar à acusação Jeovanny contatou ainda Filomão Futi (Futinho Lux) que o informou o seguinte: “Eu soube os organizadores da manifestação do ISCED – Cabinda estão em perigo por receber os 200mil Kwanza vindo do regime do MPLA em Cabindaˮ.

Mas não foi bem assim que tudo aconteceu segundo Geraldo da Costa Divino, vulgo Fumo Buala que emitiu uma nota de repúdio, onde refutou as acusações e não perdeu tempo respondendo os activistas Jeovanny Ventura e Filomão Futi.

‟Os Activistas liderados pelo Jeovanny Ventura estão com muita inveja do meu trabalho isto é muito triste quando deveriam ficar felizes, tendo em conta que temos um inimigo em comum o ‟MPLAˮ, eles apenas fazem activismo de protagonismo querem sempre ser o centro das atenções situação muito tristeˮ.

Com relação aos valores monetários, Geraldo disse que ‟recebi o dinheiro e denunciei em primeira mão na minha conta do FB não era para colocar os estudantes em risco, pois poderia ter recebido o dinheiro e calar-me, mas não foi isso que aconteceu. Fiz a denúncia agora o porquê destes ataques?ˮ, o activista foi mais longe ainda ao afirmar ‟Tudo inveja (…) porque eu não sou como eles não me vendo sempre firme nas minhas acçõesˮ.

Com relação a proveniência dos 200.000,00Kzs (Duzentos Mil Kwanzas), Fumo Buala assegurou que uma das supostas fontes de Ventura, Liumbu Liambu desmentiu a versão deste, ‟Hoje o Kuanga Nsito ligou para o Jeovanny Ventura questionando-o sobre a sua publicação, segundo este ‟o Filomão Futi e Liumbu Liambu informaram-no que o dinheiro veio do ISCED-Cabindaˮ. Indagado sobre a versão de Jeovanny, Liumbu Liambu garantiu-me que não informou absolutamente nada ao Jeovanny e bem como ao Filomão.ˮ

Fumo Buala, ainda deixou uma pergunta no ar ‟De onde Jeovanny e Filomão Futi, obtiveram essa informação! Trabalho de segurança?ˮ

SERÁ QUE ACTOS DO GÉNERO NOS TRANSMITEM UMA SUPOSTA CRISE DOS MOVIMENTOS CÍVICOS NAS TERRAS DO MAIOMBE?

Vocês é que decidem!

Já dizia Aristoteles: ‟a pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguaisˮ.

Paulo Kitambala

© 2021 MBEMBU BUALA PRESS-VOZ DE CABINDA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA – ACIMA DE TUDO E DE TODOS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.