Tropas angolanas continuam à ocupar quatro aldeias do Kongo Central, na RDC

Patrick Ngoma, membro da sociedade civil da aldeia de Makanga, no sector de Lukula, Kongo-Central na República Democrática do Congo (RDC), confirmou à e-Global que “desde há quatro meses” a população local “vive em total insegurança” devido à presença de tropas angolanas na região.

“Os militares angolanos instalaram-se nos nossos campos em busca dos soldados da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC). Mas esses soldados da FLEC são inexistentes no nosso território”, disse Patrick Ngoma.

“Temos aqui, por vezes, uma delegação provincial de Matadi, mas ainda não conseguiu encontrar uma solução para este problema.

A 12 de Maio as tropas angolanas assassinaram o jovem Ngoma Ngiangi na aldeia Nkondo Nyanga”, acusou Patrick Ngoma que explicou que o “ambiente de medo” gerado pela presença e acção dos militares angolanos leva a população a “paralisar todas actividades” evitando “ir ao mato e para os campos”.

Solicitando a intervenção da Missão da ONU na RDC (MONUSCO) na protecção das populações locais, Patrick Ngoma confirmou que as tropas angolanas “continuam a ocupar” as aldeias de Tsatu Mbongo, Makanga, Veve e Kiphese.

Fonte: e – Global

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.