REAÇÃO DE DANIEL VINGO* AO DISCURSO DE BORNITO DE SOUSA

Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, que presidiu este domingo 04/04/2021 ao acto central do Dia da Paz, e reconciliação nacional em Cabinda.

19 anos depois do acordo do Luena que marcou o fim de décadas de Guerra civil em Angola, Cabinda continua sendo um campo de batalhas. É fácil fazer um bom discurso de Paz quando se vive dentro de um palácio, comer da boa carne e beber do vinho mais caro.

Oiça Daniel Vingo aqui: https://youtu.be/QKrdFrEgS5U

O povo de Cabinda mais uma vez foi anestesiado com falsas promessas que nunca saíram do papel como outras várias promessas feitas ao longo desses 19 anos da enganosa Paz que só um pequeno grupo da elite Angolana tem o privilégio de comemorar, visto que o poder de compra por parte da população está cada vez mais difícil.

Cabinda terra conhecida pelo petróleo e madeira, onde o estrangeiro meteu a mão criou o olho e fez dela um cofre de roubalheiras. Desde 1975 parece que o tempo parou no passado colonial não há nenhum desenvolvimento, as estradas continuam estreitas sem passeio para os piões tudo está em péssimas condições kiadi mu ntima (É uma tristeza no coração).

Quem governa só pensa no seu próprio benefício mentir o povo virou além do vício. A população de Cabinda grita e geme de dor e eles fingem que ninguém escuta, enquanto muitos são presos ou mortos por falar a verdade outros desistem da luta por medo e ignoram a realidade.

O custo de vida continua mais difícil a cada dia que passa, bairros de Cabinda com mais de 20 a 30 anos de existência sem canalização de água potável e vários bairros com serias dificuldades de obterem corrente eléctrica 24 horas por dia até quando vamos suportar essas brincadeiras?

Cada governador que passa em Cabinda sempre deixa uma obra de construção inacabável, a vossa incapacidade de governar Cabinda é notável temos que resgatar o que é nosso, acima de tudo a nossa liberdade.

Luanda, 04 de abril de 21

*Texto de Daniel Vingo, músico e activista.

#Mbembubualapress

COPYRIGHT©MBEMBU BUALA PRESS 2021 TODOS DIREITOS RESERVADOS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.