Como havíamos avançado no meio da tarde de ontem, quinta-feira 11 de Julho/2019, sobre o pânico que se instalou na Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Luvassa ( que é frequentada por alunos do sétimo ao nono ano), devido aos desmaios de alguns alunos.
Apurados os factos, importa aqui fazer alguns esclarecimento da notícia previamente avançada “tendo em conta que a mesma nos foi avançada por uma fonte anonima”.
O facto teve lugar em Cabinda, na escola do Luvassa no período das 10 às 11 horas ( turno matinal), desmaiaram não mais de 20 alunas no interior e exterior da referida escola. Tendo sido transportada para o hospital uma das alunas em estado grave ( mas se desconhece o seu estado clínico).
Apurou-se ainda que as meninas queixavam-se de vertigens que as levava a perca dos sentidos vitais, sendo os sintomas avançados para os desmaios instantâneos.
Importa realçar ainda que este fenómeno é reincidente pelo facto de ocorrer mais nas vésperas do período eleitoral, tal como sucedeu de 2009 à 2017, sem explicações obvias até a presente data das autoridades locais.
Neste sentido, aguardasse por parte do governo local, mais esclarecimentos sobre os desmaios das alunas da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Luvassa.
Texto de Magaliza Zola
© 2015-2019 VOC-VOICE OF CABINDA MBEMBU BUALA