Recentemente no programa de Debate de uma das televisões angolanas “Palanca TV”, subordinado ao tema:
DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS À LUZ DO PIIM (PLANO INTEGRADO DE INTERVENÇÃO MUNICIPAL) E A PREPARAÇÃO DAS AUTARQUIAS LOCAIS.
A empresária angolana Filomena de Oliveira, chamou à nossa atenção no decorrer do debate ao questionar sobre o subdesenvolvimento do território de Cabinda nos seguintes termos:
“Por que Cabinda não tem usufruído mais do petróleo para o seu próprio desenvolvimento?” (…)
Um outro convidado ao debate, rebateu a questão, com uma pergunta resposta!
MAS CONHECE À RESPOSTA DISTO?
A diva do IVA, ao dar sequência à explanação admitiu:
“Conheço a resposta disto, mas não deixa de ser injusto e acabamos por ter situações indesejáveis, porque são criadas por esta falta de capacidade de justiça e de equidade no desenvolvimento local (…)”.
Apesar de não terem brindando o público, a principal razão para que Cabinda não use os seus recursos naturais para o seu próprio desenvolvimento e principalmente para o bem estar do seu povo.
Contudo, fica aqui o reconhecimento, directa ou indirectamente da má gestão, do desgoverno, da pilhagem e principalmente da colonização que o MPLA continua a impor, ao povo de Cabinda que luta por uma causa justa.
Texto de Baveka Mayala
Foto por TV Livre Angola
© 2019 VOICE OF CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS