“NOVO GOVERNADOR CONTINUA A COLONIZAÇÃO DE CABINDA”

As declarações são de Alberto Puna, secretário para Formação Política e Ideológica do Movimento Independentista de Cabinda no programa da voa.

O Movimento Independentista de Cabinda (MIC) não espera qualquer mudança com a troca de govenadores em Cabinda porque “o poder colonial de Luanda vai continuar”, afirmou Alberto Puna, secretário para Formação Política e Ideológica daquela organização.

No programa Angola Fala Só, Puna defendeu a independência de Cabinda, disse que as autarquias não vão resolver o problema do enclave e criticou o “colonialismo de Luanda”.

Questionado por um ouvinte por que José Eduardo dos Santos e outros antigos dirigentes “que roubaram o povo” não vão para a prisão, aquele responsável afirmou que “esse é um problema de Angola e os angolanos é que devem resolvê-lo”.

Também remeteu para o anterior ministro dos Transportes, Augusto Tomás, hoje na cadeia à espera da asentença num caso de corrupção, a resposta à pergunta se ele está a contas com a justiça por “financiar a FLEC”.

Alberto Puna, instado por outro ouvinte sobre a origem do pedido de independência para Cabinda, recorreu a vários documentos e datas para mostrar que “a luta pela independência é muito anterior a 1975” e que a “FLEC por exemplo, foi fundada antes de alguns partidos, como a própria UNITA”.

Confrontado por vários internautas e ouvintes acerca do afastamento do antigo presidente do MIC, Maurício Gimbi, e uma eventual cisão no movimento, Puna disse que o anterior líder ter-se-á “afastado dos estatutos e ideias do MIC”, mas que ele continua a ser um defensor de Cabinda.

O secretário para Formação Política e Ideológica refutou a ideia de haja cisão no MIC “porque saíram apenas quatro pessoas que fizeram a sua opção de continua a lutar de outra forma”.

Ouça as declarações de Alberto Puna aqui:

Fonte: Voz da América

© 2019 A VOZ DE CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.