O novo Cônsul Geral da República do Congo Brazaville em Cabinda, Ngobo Fulgort, reafirmou no pretérito dia 20 de Agosto, o reforço das relações entre Angola e o seu país.
Ngobo Fulgort, foi recebido pelo governador de Cabinda, Marcos Nhunga, substitui o Vice-Cônsul Geral, Ocko-bong Firmin Gui.
O diplomata disse que um dos objectivos desta missão é manter as boas relações entre as autoridades locais e as das províncias congolesas de Kouilou, Ponta-Negra e Niari (Congo Brazaville), nos vários domínios, com destaque para a circulação de pessoas e bens e no exercício do comércio.
“O território de Cabinda tem uma vasta fronteira comum e é necessário que estejamos juntos. Devemos prestar maior atenção a movimentação dos cidadãos de ambos lados, mantendo a vigilância para combater eventuais situações que possam manchar as boas relações entre os dois povos e estados”, referiu.
Avançou ainda que consta da sua agenda diplomática o incentivo do comércio nas quatro regiões (Cabinda, Niari, Kouilou e Ponta-Negra), criando parcerias e estratégias, aproveitando a boa cooperação sul/sul.
“Vamos trabalhar com as autoridades locais para desenvolvermos a diplomacia económica, fundamental e indispensável para bem-estar das populações”, reforçou. Ngobo Fulgort tem 69 anos de idade e frequentou os estudos e curso militar em Baku.
No território de Cabinda residem mais de mil cidadãos do Congo Brazaville.
Cabinda faz fronteira com as províncias congolesas de Niari, através da comuna de Miconje/Belize, e Massabi/Cacongo com Ponta-Negra.
As repúblicas de Angola e do Congo mantêm excelentes relações de cooperação nos domínios político-diplomático, de transportes, petróleos, comércio, turismo, ambiente, bem como no âmbito multilateral.
Angola e Congo gozam de relações bilaterais a longa data que se subscrevem desde a luta de libertação nacional em Angola e da cooperação entre os dois povos e Chefes de Estado.
Fonte: Angop
© 2019 A VOZ DE CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS