REFLEXÃO PROFUNDA DO ENG. LEOTON MABIALA SOBRE O PROBLEMA DE CABINDA

POR MBEMBU BUALA

SERÁ QUE A JUVENTUDE CABINDESA TEM UMA DÍVIDA MORAL PARA COM OS MAIS VELHOS DA CAUSA?

Me sinto que faço parte desta juventude corajosa que a cada dia se dedica a procura de uma solução definitiva para o problema de Cabinda. Os nossos mais velhos estão passando para nós a estafeta desta luta.

Sempre reconheci que graças aos nossos mais velhos que hoje aprendemos, defendemos com coragem e convicção a verdade sobre Cabinda.

Os nossos mais velhos fizeram muito por esta causa. Outros perderam vidas, oportunidades, amigos, parentes e até mesmo o direito de viver na terra que os viu nascer. Também existem outros que trocaram os seus sacrifícios por esta causa pelas mordomias e cargos no aparelho do estado dos próprios opressores do seu povo.

Houve vários mais velhos que fizeram muito pela causa mas também há outros que a prejudicaram. Será que a juventude atual tem uma dívida moral com estes mais velhos, já que fizeram muito por Cabinda?

Eu defendo que os verdadeiros heróis chegam até ao final da corrida, salvo os que perderam a vida ao longo da corrida. Se existem entre nós um cabinda que fez muito pela causa, mas não chegou até a linha final porque decidiu desistir ou decidiu partir para seus outros interesses, fora dos interesses coletivos do nosso povo, esse não deve ter o título de herói.

É necessário que aprendamos que nós arriscamos as nossas vidas não porque amanhã precisamos ser coroados, arriscamos as nossas vidas pelos nossos ideais, convicções e crença de que somos um povo com uma identidade própria e porque acima de tudo está a nossa terra.

Todos têm o direito de parar pelo caminho mas não de cobrar nada a ninguém. Porque esta luta pela autodeterminação do nosso povo é patriótica e acima de tudo livre, cada um faz e contribui segundo propôs o seu coração, porque o seu sentimento a pátria deve ser maior que tudo.

Ninguém pode cobrar de nós a recompensa e gratidão por tudo que fez para a sua própria terra, mas sim o prazer de ter dado o seu contributo pela causa nobre da terra que todos nós amamos.

Vamos deixar que Cabinda nos agradece por tudo que temos feito por ela, pelo menos o direito de sermos enterrados nela.

VIVA CABINDA!
QUE DEUS ABENÇOE CABINDA!

Dondo, 13 de Setembro de 2019

Texto de LeoTon Mabiala

Foto: LeoTon Mabiala, arquivo do Facebook editada por VOC

© 2019 A VOZ DE CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.