GANA ACOLHE NO MÊS DE OUTUBRO  REUNIÃO INTER-CABINDESA 

Foto star rfmonline

O Centro de Manutenção da Paz Koffi Annan, em Accra vai acolher no mês de Outubro próximo do corrente ano “2019”, a Reunião Inter-Cabindesa que será facilitada por uma organização africana com sede no Gana.

POR MBEMBU BUALA

Segundo o coordenador de Cabinda Unida e Moderador do projecto, Pastor Afonso Justino Waco, participarão da Reunião Inter-Cabindesa, organizações políticas, cívicas da sociedade civil, entidades religiosas e quadros independentes de Cabinda para uma concertação entre irmãos que “foram selecionados de acordo com critérios apresentados pelos patrocinadores”.

“No momento em que vos falo, os interessados já receberam os convites, vindos directamente da entidade, que organiza o evento, convites esses que os participantes devem confirmar, o mais tardar, segunda-feira, dia 16 de Setembro. Quem não o fizer, pode correr o risco de ser substituído por outra pessoa”. Garantiu o Moderador que assegurou também o seguinte; “Os que não poderem estar, não estão excluídos do processo, sendo que está se tratar de um processo de todos nós, sem excepção. 

“No Gana esperamos criar uma estrutura de consenso, que vai assumir o destino do povo de Cabinda e representar esse mesmo povo nas próximas negociações com o governo de Angola, afim de, com ajuda e mediação internacionais, encontrar uma solução política justa e pacífica a esse conflito, que perdura, há mais de 4 décadas”, avançou o Moderador, Afonso Justino Waco, como sendo o principal objectivo da Reunião Inter-Cabindesa, em Accra.

Por outro lado, o coordenador do projecto, “Apelou ao povo de Cabinda, (de Makongo, Mangoyo e Maluango), para darem todo apoio a esse processo e a essa delegação, para que haja sucesso na concertação e nos preparativos do processo negocial, que irão seguir, afim de que Cabinda e seu povo encontrem a paz e a prosperidade, que merecem”. Como se pode ler no comunicado, que a nossa redação teve acesso, assinado pelo Moderador do projecto, Pastor Afonso Justino Waco, difundido através de um vídeo nas redes socias que o estimado leitor pode acompanhar abaixo:

VÍDEO MBEMBU BUALA

 De recordar que o encontro acima referenciado, deveria ter lugar no passado mês de Julho do corrente ano em Lisboa ou Gana, auguramos que desta vez seja uma realidade, pois urge a necessidade de se continuar à fortificar iniciativas do género, numa altura em que o principal inimigo do Povo de Cabinda “governo angolano”, liderado pelo MPLA”, intensifica as medidas de repressão contra todos as forças que se batem para à Autodeterminação do povo de Cabinda. 

Que iniciativas do género viabilizem à abertura do “DIÁLOGO POR PARTE DO GOVERNO ANGOLANO”, com os interlocutores do povo de Cabinda para fim do conflito e estabelecimento de uma paz definitiva. 

É IMPORTANTE AQUI REALÇAR ALGUNS FACTOS SOBRE À LUTA DA AUTODETERMINAÇÃO DE CABINDA 

O Tratado de Simulambuco foi assinado em 01 de Fevereiro de 1885 pelo representante do Governo português Guilherme Augusto de Brito Capello, então capitão tenente da Armada e comandante da corveta (Rainha de Portugal), e pelos príncipes, Chefes e Oficiais do Reino de N`goio. O tratado colocou Cabinda sob protetorado português e foi elaborado antes da Conferência de Berlim, que dividiu África pelas potências europeias. 

O ímpeto independentista do Povo de Cabinda data, desde o período do protectorado com Portugal, e se intensifica depois da união administrativa com a Angola em 1956, com a formação do Movimento de Libertação do Enclave de Cabinda (MLEC), em 1963, são ainda criados o Comité de Ação da União Nacional dos Cabindas (CAUNC) e a Aliança Maiombe (ALLIAMA). A Frente de Libertação do Enclave de Cabinda “FLEC” é fundada nesse mesmo ano, como resultado da fusão dos movimentos existentes e de forma a unir esforços que sensibilizassem Portugal para o desejo de independência. Mas recentemente, a FLEC passou a designar-se Frente de Libertação do Estado de Cabinda.

Texto de José Manuel Kabangu

Foto de Capa KAIPTC

© 2019 THE VOICE OF CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS 

2 comentários sobre “GANA ACOLHE NO MÊS DE OUTUBRO  REUNIÃO INTER-CABINDESA 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.