
No pretérito mes de Setembro do ano em curso, a Mbembu Buala, reportou sobre a detenção de cerca de 20 jovens que praticam o serviço de garimpo de ouro no Município do Buco Zau, em Cabinda por forças de defesa e segurança angolanas.
Surpreendentemente os 22 jovens detidos, foram postos em liberdade, nos dias 26 e 27 de Setembro último, após terem permanecido sete dias, privados de sua liberdade nas celas do SIC, em Cabinda.
Mas foram posto em liberdade, após o pagamento da caução de 15.000,00 Kzs, por cada e orientados a se apresentarem na segunda-feira(30.09.19) no Comando Municipal do Buco-Zau, por orientações superiores, segundo confirmou uma fonte local das forças de defesa e segurança.
Por outro lado, fontes familiares próxima dos detidos, informaram a VOC-MB que os mesmos prometem continuar com as suas actividades, sendo eles os descendentes e herdeiros daquela região e, de que os seus antepassados a tinham como fonte de sobrevivência. “Nós vamos voltar nas matas para continuar a explorar, não há emprego, devemos pagar propinas e outras despesas, vamos avisar ao comandante que passe a mensagem ao Director da TELESERVICE, não vamos permitir que transformem Buco-Zau como as Lundas, o que vier a acontecer não será da nossa responsabilidade porque não temos outras fontes alternativa”, frisou.
As fontes precisaram ainda, que os familiares questionaram o processo de detenção e libertação dos 22 detidos que foram postos em liberdade sem qualquer acusação, após 7 dias de encarceramento, o que consideram ser uma injustiça, com a intenção de os oprimir para à usurpação das suas terras.
Foto: VOC
Texto de Baveka Mayala
© 2019 A VOZ DE CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS
2 comentários