POSTOS EM LIBERDADE OS 22 JOVENS QUE PRATICAM GARIMPO DE OURO NO BUCO ZAU

No pretérito mes de Setembro do ano em curso, a Mbembu Buala, reportou sobre a detenção de cerca de 20 jovens que praticam o serviço de garimpo de ouro no Município do Buco Zau, em Cabinda por forças de defesa e segurança angolanas.

https://avozdecabindambembubuala.com/2019/09/21/operacao-conjunta-das-forcas-de-defesa-e-seguranca-de-angola-detem-garimpeiros-de-ouro-no-buco-zau-em-cabinda/


Surpreendentemente os 22 jovens detidos, foram postos em liberdade, nos dias 26 e 27 de Setembro último, após terem permanecido sete dias, privados de sua liberdade nas celas do SIC, em Cabinda.

Mas foram posto em liberdade, após o pagamento da caução de 15.000,00 Kzs, por cada e orientados a se apresentarem na segunda-feira(30.09.19) no Comando Municipal do Buco-Zau, por orientações superiores, segundo confirmou uma fonte local das forças de defesa e segurança.

Por outro lado, fontes familiares próxima dos detidos, informaram a VOC-MB que os mesmos prometem continuar com as suas actividades, sendo eles os descendentes e herdeiros daquela região e, de que os seus antepassados a tinham como fonte de sobrevivência. “Nós vamos voltar nas matas para continuar a explorar, não há emprego, devemos pagar propinas e outras despesas, vamos avisar ao comandante que passe a mensagem ao Director da TELESERVICE, não vamos permitir que transformem Buco-Zau como as Lundas, o que vier a acontecer não será da nossa responsabilidade porque não temos outras fontes alternativa”, frisou.

As fontes precisaram ainda, que os familiares questionaram o processo de detenção e libertação dos 22 detidos que foram postos em liberdade sem qualquer acusação, após 7 dias de encarceramento, o que consideram ser uma injustiça, com a intenção de os oprimir para à usurpação das suas terras.

Foto: VOC

Texto de Baveka Mayala

© 2019 A VOZ DE CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS

Um comentário sobre “POSTOS EM LIBERDADE OS 22 JOVENS QUE PRATICAM GARIMPO DE OURO NO BUCO ZAU

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.