OPERAÇÃO CONJUNTA DAS FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA DE ANGOLA, DETÉM GARIMPEIROS DE OURO NO BUCO ZAU EM CABINDA

Foto Mbembu Buala

São cerca de 20 jovens que praticam o serviço de garimpo de ouro, naturais do Município do Buco Zau, que foram detidos nesta sexta-feira, 20 de Setembro, em Cabinda.

A operação conjunta foi levada a cabo por efectivos da polícia angolana, pelos agentes florestais do (IDF), soldados das Forças Armadas Angolanas e efectivos da Empresa de Segurança Teleservice, esta última que foi contratado pela empresa responsável pela exploração do Ouro naquela região.

POR MBEMBU BUALA

Foto Mbembu Buala

Segundo uma fonte local, pelo secretismo que envolve a operação não é possível identificar todos os detidos na sua plenitude, mas avançou alguns nomes que os mesmos são vulgarmente mais conhecidos, como os casos de Webinho, Dalton, Bob, Andrito, Pedrito (Man-Pepas) e Nox, todos por identificar a sua verdadeira identidade.

Os 20 Jovens foram apresentados no mesmo dia à Direcção de Investigação Criminal em Cabinda para os devidos procedimentos.

Segundo se apurou ainda, alguns munícipes mostram-se tristes com o sucedido, e advertiram às autoridades angolanas, à apresentarem com urgência uma alternativa de sobrevivência para aquela massa juvenil que vive da pesca, caça, moto-taxi e da exploração de ouro, como formas de auto-sustentabilidade, pois caso contrário a situação será trágica.

Recentemente este portal, reportou sobre à invasão popular a zona de exploração de ouro e diamante na localidade do Binga, na Região do Buco Zau, que ocorreu na noite do dia 26 de Julho do corrente ano, onde os garimpeiros invadiram uma zona de exploração ocupada por empresas chinesas, brasileiras e portuguesas, tendo referido com gravidade dois agentes de segurança.

Texto de Baveka Mayala

© 2019 A VOZ DE CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS

4 comentários sobre “OPERAÇÃO CONJUNTA DAS FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA DE ANGOLA, DETÉM GARIMPEIROS DE OURO NO BUCO ZAU EM CABINDA

  1. cada um vive de recursos da tera dele.nos vivemos dos recursos da nosa tera.tirao nos tudo I nos ficamos com uque.nos tirao o petroleo a madeiras vamos viver como?o produto e noso ainda nos metem nas cadeias,onde que ja se vio iso.entao preferimos a dipanda para q Podemos viver em paz entre nos mesmos.mbote.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.