Pronunciamentos do activista e professor de Cabinda feitos durante a Grande Entrevista, concedida recentemente à Mbembu Buala Press (A Voz de Cabinda).
Várias foram as questões abordadas durante a entrevista, mas à problemática do “Problema de Cabinda” e do seu Povo, dominaram a interação com Clemente Cuilo, activista dos direitos humanos.
Entrevista que tem lugar precisamente no período que em Angola se intensificam as manifestações para exigir o fim do elevado custo de vida, realização das eleições autárquicas entre outras reivindicações, apesar das últimas repressões. Já no Território de Cabinda as mesmas são sempre reprimidas tal como assistimos em 2019, 2020 e em outras tentativas, tendo em conta que as manifestações só são permitidas do Zaire ao Cunene, o que não é novidade para os Cabindenses uma vez que estes sabem que o Território de Cabinda não é, nunca foi e nunca será parte integrante de Angola.
Não obstante a isso, Cuilo na sua longa dissertação apelou aos Cabindenses à se unirem para todos juntos manifestarem os seus intentos de forma pacífica e exigirem das autoridades angolanas a resolução do problema político militar e das demais reivindicações que preocupam o povo de Cabinda no geral, apesar da opressão e das perseguições do partido da situação (MPLA).
Contudo, Clemente Cuilo aponta a “Independência” Total como a melhor via para se resolver o “Problema de Cabinda” e do seu Povo por via do diálogo pacífico.
No vídeo e no link abaixo poderão acompanhar a Primeira Parte da Grande Entrevista e dos testemunhos do activista Clemente Cuilo. A Segunda Parte será exibida brevemente!
Primeira Parte “Grande Entrevista” Clemente Cuilo: https://youtu.be/p0XVktFGZHY
Texto de Baveka Mayala
COPYRIGHT MBEMBU BUALA PRESS 2020 TODOS DIREITOS RESERVADOS
We are togather!💪
CurtirCurtir