ANÁLISE DE MAKUTA NKONDO SOBRE A PRIMAVERA ÁRABE DE 2010


Acompanhe a seguir intervenções do nacionalista angolano, Makuta Nkondo, sobre vários temas da actualidade internacional na Rádio Despertar, onde se destacam as manifestações durante a Primavera Árabe, a crise pós eleitoral na Costa do Marfim (Laurent Gbagbo e Alassane Ouattarra) e, entre outros assuntos.

Vídeo no nosso Canal do Youtube: https://youtu.be/_hw7qDB7-p4

Angola vive um clima de tenção política após a realização da manifestação do passado 24 de Outubro em Luanda, onde a sociedade civil convocou uma nova manifestação para o dia 11 de Novembro do corrente.

Clima este que nos leva a interrogar-se! Será que Angola estará à caminhar para uma onde de protestos iguais aos que marcaram o derrube de vários governos e presidentes nos países Árabes no final de 2010? Também conhecida como Primavera Árabe e Revolução Jasmim que despoletou em Dezembro de 2010 na Tunísia, com o derrube do ditador Zine El Abidini BEN ALI que permaneceu sensivelmente 24 anos no poder. E que logo se propagou para Líbia, Egipto, Argélia, Iémene, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. 

Manifestações que foram inspiradas nas Revoluções Coloridas que ditaram o derrube de governos anti-norte americanos que rapidamente foram substituídos por governos pró-ocidentais, revolução que ocorreu em 2000 e em grande escala nos países da ex-URSS.

“Sabia que Makuta Nkondo: Chama-se, Augusto Pedro Makuta Nkondo, nasceu no dia 5 de Abril 1948.

Makuta Nkondo é jornalista, deputado independente pela bancada da CASA-CE e bastante conhecido pela sua forma aguerrida de enfrentar as situações.

A sua carreira como jornalista teve início na Angop. Foi representante da Agência France Press (AFP) e também trabalhou para o Folha 8 e no Angolense, até a sua extinção. 

Envolveu-se na política desde muito cedo, tendo sido pioneiro da UPA. Defensor da verdade e dos direitos dos angolanos. Foi despedido da Angop e do Ministério das Pescas por defender os trabalhadores”.

Texto José Kabangu 

COPYRIGHT 2020 MBEMBU BUALA PRESS (A VOZ DE CABINDA), TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.