Acompanhe a seguir intervenções do nacionalista angolano, Makuta Nkondo, sobre vários temas da actualidade internacional na Rádio Despertar, onde se destacam as manifestações durante a Primavera Árabe, a crise pós eleitoral na Costa do Marfim (Laurent Gbagbo e Alassane Ouattarra) e, entre outros assuntos.
Vídeo no nosso Canal do Youtube: https://youtu.be/_hw7qDB7-p4
Angola vive um clima de tenção política após a realização da manifestação do passado 24 de Outubro em Luanda, onde a sociedade civil convocou uma nova manifestação para o dia 11 de Novembro do corrente.
Clima este que nos leva a interrogar-se! Será que Angola estará à caminhar para uma onde de protestos iguais aos que marcaram o derrube de vários governos e presidentes nos países Árabes no final de 2010? Também conhecida como Primavera Árabe e Revolução Jasmim que despoletou em Dezembro de 2010 na Tunísia, com o derrube do ditador Zine El Abidini BEN ALI que permaneceu sensivelmente 24 anos no poder. E que logo se propagou para Líbia, Egipto, Argélia, Iémene, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã.
Manifestações que foram inspiradas nas Revoluções Coloridas que ditaram o derrube de governos anti-norte americanos que rapidamente foram substituídos por governos pró-ocidentais, revolução que ocorreu em 2000 e em grande escala nos países da ex-URSS.
“Sabia que Makuta Nkondo: Chama-se, Augusto Pedro Makuta Nkondo, nasceu no dia 5 de Abril 1948.
Makuta Nkondo é jornalista, deputado independente pela bancada da CASA-CE e bastante conhecido pela sua forma aguerrida de enfrentar as situações.
A sua carreira como jornalista teve início na Angop. Foi representante da Agência France Press (AFP) e também trabalhou para o Folha 8 e no Angolense, até a sua extinção.
Envolveu-se na política desde muito cedo, tendo sido pioneiro da UPA. Defensor da verdade e dos direitos dos angolanos. Foi despedido da Angop e do Ministério das Pescas por defender os trabalhadores”.
Texto José Kabangu
COPYRIGHT 2020 MBEMBU BUALA PRESS (A VOZ DE CABINDA), TODOS DIREITOS RESERVADOS.