EDELTRUDES COSTA E O DILEMA DOS 17 MILHÕES DE DÓLARES

Por Mbembu Buala Press

O actual Chefe de gabinete do Presidente da República de Angola, João Lourenço é acusado de ter recebido mais de 17 milhões de dólares no consulado de José Eduardo dos Santos quando exercia às funções de Chefe da Casa Civil, segundo revelou o jornal expresso de Portugal.

Folha8

Segundo ainda o expresso, assegura que Edeltrudes Costa recebeu em depósitos numerários numa conta do Banco Africano de Investimento – BAI um depósito de 17,6 milhões de dólares no dia 25 de Julho de 2013.

Em reação às revelações do expresso E.Costa garante que as transações são lícitas, tendo em conta que foram previamente escrutinadas pelas autoridades, segundo avançou o Observador.

Os valores em causa 17 milhões foram aplicados em “títulos garantidos” do BAI. Em Agosto, o então ministro de Estado e chefe da Casa Civil de José Eduardo dos Santos recebe na mesma conta 5 milhões de dólares do empresário Domingos Manuel Inglês. E ao longo desse mês levanta, em numerário, 1,25 milhões de dólares, como atesta o jornal português.

O ano de 2013 impulsionou o património de um dos homens de confiança de José Eduardo dos Santos, que é hoje o chefe de gabinete do Presidente João Lourenço. Grande parte da fortuna, que ultrapassa os 20 milhões de euros, vem sendo aplicada em títulos financeiros. Mas algum do dinheiro de Edeltrudes Costa serviu para comprar imóveis em Portugal.

Documentos a que o Expresso teve acesso mostram que em Abril de 2017 ( depois de ter sido afastado por Eduardo dos Santos e antes de ser “repescado” por João Lourenço) Edeltrudes Costa transferiu 2,05 milhões de euros para Aríete Faria (ex-mulher), que no mês seguinte comprou uma casa na Quinta da Marinha , em Cascais, por 2,52 milhões de euros.

Semanário Expresso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.