O CLERO NACIONALISTA BINDA DESGASTA O AGENTE ANGOLANO BELMIRO TCHISSENGUETI

Entre tantos actos reiterados de desobediência, repugnância e resistência ao consulado “pastorício” colonial do agente da agenda colonial angolana em Cabinda, Belmiro Tchissengueti, através da nossa antiga Igreja Católica Local, está a não participação colectiva da maioria do clero autóctone incardinado na Diocese, no retiro anual do clero que está a decorrer, nesta semana, na Diocese de Cabinda.

Um grupo do clero local, confidenciou-me sobre esse acto deliberado e concertado de “boicote”, tanto nas concelebrações solenes de missas campais, assim como em actividades diocesanas convocadas pelo agente angolano, como sinal claro e inequívoco de descontentamento e reprovação à ” agenda colonial clerical que Filomeno tentou sem sucesso e seu acólito Belmiro continua tentando implementar na Diocese Binda.

Foi me revelado que, durante a abertura do referido retiro, com participação de todos os padres angolanos que têm sido “recrutados” nas diversas Dioceses angolanas do Soyo ao Cunene, o agente angolano, Belmiro Tchissengueti, lamentou e entristeceu-se das ausências não justificáveis, segundo suas palavras, de mais de 90% do clero autóctone incardinado na Diocese.

O último Retiro Anual do Clero que meus antigos colegas no Seminário Maior de Filosofia e eu presenciámos, na Diocese, ocorreu nas instalações do Seminário Maior de Filosofia durante a crise pela rejeição generalizada da “nomeação” do agente angolano Filomeno Vieira Dias, antes da sua tomada de posse garantida pelas Secretas angolanas e a Casa Militar, então sob comando do oficial das FAA, Kopelipa, primo do bispo Filomeno. Era uma actividade espiritual muito concorrida que reunia a nata do clero local.

O Vaticano deve olhar com olhos de “ver” a questão da igreja moribunda de Cabinda sob pena de se repetir os eventos que propiciaram a criação da Igreja Anglicana no reino unido no século XV ou XIV.

Jose Da Costa Binda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.