
A transportadora aérea angolana (TAAG) vai realizar, neste sábado e domingo (dias 11 e 12), seis voos excepcionais para Cabinda, levando a bordo no geral mais de 500 passageiros.
Companhia de bandeira nacional opera excecionalmente no resgate de concidadãos, Carlos Vicente – Porta voz da TAAG, em declarações à Angop a propósito dos voos excepcionais para Cabinda, em fim-de-semana de estado de emergência
São viagens especiais, como excepção contemplada pelo Decreto Presidencial sobre a prorrogação do Estado de Emergência Nacional (começa a vigorar às 00h00 de sábado), com vista a facilitar o regresso de cidadãos “retidos” em Luanda desde o mês de Março.
Com efeito, explicou o porta-voz Carlos Vicente, a TAAG vai operar com duas aeronaves do tipo Boeing 737-700, realizando os voos às 10h00 (primeiro), 12h (segundo) e 14h (terceiro), com prosseguimento no domingo, nos mesmos horários.
Trata-se de cidadãos que vivem em Cabinda e de passageiros com bilhetes que ficaram na capital do país e mesmo em Cabinda, por força do Estado de Emergência declarado no dia 25 de Março e em vigor desde 27, limitando, entre outros, a circulação de pessoas e de aviões.
“Vamos realizar três voos por dia, levando passageiros de Luanda para Cabinda e vice-versa, dando o privilégio a perto de mil cidadãos de cumprirem esse novo período de isolamento social com a família e na terra natal”, sustentou Carlos Vicente à Angop.
Recorda-se que no dia 21 de Março a TAAG resgatara cerca de 500 angolanos de Portugal, depois de terem estado retidos em Lisboa e no Porto, por causa do encerramento, pelas autoridades, de todas as fronteiras de Angola, para impedir a importação do Covid-19.
Foto: Bartolomeu Capita (MNC)
Mbembu Buala Press, via Angop