Os efectivos dos Órgãos de Defesa e Segurança do regime angolano liderado pelo MPLA (o principal inimigo do povo de Cabinda) estacionados em Cabinda, detiveram no princípio da tarde de quinta-feira, 12 Carlos Manuel Cumba Vemba, Presidente do MIC e António Tuma (Nelinho), Secretário Adjunto para Informação e Comunicação do MIC.
Às detenções tiveram lugar na Rua das Forças Armadas nas proximidades da empresa LUJOBAR, quando estes saiam destemidos do Cine Popular marchando em Direcção à sede do governo no segundo acto das mega manifestações, convocadas no dia 28 de outubro do presente ano e que tiveram o início no dia 10 de Dezembro, que culminou com a detenção de mais 20 pessoas.

Com às detenções de ontem a VOC confirma que estão detidos mais de 10 membros do MIC nas masmorras do SIC em Cabinda.
Apesar de serem pacíficas às manifestações do MIC nas quais solicitam à realização de um referendo para à Independência total do território de Cabinda, os efectivos dos órgãos de defesa e segurança de Angola, são acusados do uso excessivo da força no momento das detenções e de realizarem actos de tortura na cadeia contra os membros do MIC.
Após as primeiras detenções na terça-feira 10, António Tuma tomou às redes sociais para denunciar à perseguição de que era alvo porte da polícia angolana situação que a VOC difundiu oportunamente.
PERSEGUIÇÃO DO MINISTÉRIO DO INTERIOR DE ANGOLA À ANTÓNIO TUMA SECRETÁRIO ADJUNTO PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO MIC
Segundo denúncia do Movimento Independentista de Cabinda – MIC, o Ministério do Interior de Angola decretou uma caça às Bruxas ao restante dos Membros do MIC que se encontram em locais incertos em Cabinda.
Sendo António Tuma, o mais procurado por ser este que tem estado em contacto com o resto do mundo por intermédio de entrevistas, após às detenções do dia 10 de Dezembro de 2019.
Não perdendo tempo António Tuma (Nelinho), recorreu às redes sociais para confirmar à ocorrência, num vídeo de sensivelmente quatro minutos onde expressou o seu desagrado com à perseguição de que é alvo:
“Medo de vocês eu não tenho!
Mas para libertar esse território eu irei até ao fim, até a última gota do meu sangue eu darei! Para que um dia esse povo goze de sua independência.
Cabinda é um território ocupado ilegalmente e por força militar do governo angolano. Nós os Cabindas usamos à razão e à consciência. Mas o governo angolano à força!
Meus irmãos do Miconje ao Yema e de Massabi ao Zenze do Lucula, vamos nos unir!
Estou foragido no meu próprio território! Irmãos angolanos acham isto justo?
Ontem foi apenas o princípio das Mega manifestações e vamos continuar!
VIVA O MIC! VIVA À NAÇÃO CABINDESA!
VIVA O CONTINENTE AFRICANO! JUNTOS VENCEREMOS!”
Oiça tudo no vídeo em anexo:
Outrossim A Voz de Cabinda Mbembu Buala, apela à libertação incondicional e urgente de todos os detidos do MIC, continuam privados da sua liberdade 11 membros do MIC, segundo a lista abaixo!
Liberdade Já à todos presos políticos de Cabinda:
Lista ainda em actualização!
1-Carlos Manuel Cumba Vemba, Presidente do MIC
2- António Victor Tuma (Nelinho), Secretário-Adjunto para Inf e Comunicação 3- Filipe Macaia Luemba, Secretário Geral
4- Alberto Puna (Sapiente)
5- Armando Gime
6- Alberto Kibinda
7- Pedro Massiala Conde
8- Joaquim Junior Beti
9- Rubem Mavungo Domingos
10- Francisco Barros Muanda
11- Mbele(professor do Puniv)
PAZ, JUSTIÇA E LIBERDADE PARA O POVO SOFREDOR E INDEFESO DE CABINDA!
VIVA O POVO DE CABIDA DO MICONJE AO YEMA E DE MASSABI AO ZENZE DO LUCULA!
VIVA À INDEPENDÊNCIA TOTAL DE CABINDA!
Sobre o assunto leia mais nos links abaixo:
https://avozdecabindambembubuala.com/2019/12/10/detidos-mais-de-vinte-membros-do-mic-em-cabinda/
Texto de Baveka Mayala
© 2019 VOICE OF CABINDA – MBEMBU BUALA, PELA VERDADE E JUSTIÇA – CABINDA ACIMA DE TUDO E DE TODOS